sexta-feira, 6 de abril de 2012

CONHECENDO A PÁSCOA!

CRIANÇAS, PROFESSORES, SEGUIDORES E AMIGOS   
Vamos aprender mais um pouco sobre a páscoa.


                                           

A DATA DA PÁSCOA


As primeiras comemorações de páscoa foram feitas pelo povo hebreu (judeu), quando foram libertos da escravidão no Egito. Isso aconteceu em razão das orientações que Moisés recebeu de Deus, de colocar seu cajado sobre o mar vermelho e abrir caminho para que seu povo fugisse.
A páscoa cristã é uma comemoração em homenagem ao renascimento, à ressurreição de Jesus Cristo.
É uma festividade com data móvel, pois foi criada seguindo o calendário judeu, que por sua vez era baseado nas fases da lua.
A escolha da data se deu em razão das comemorações pagãs, da chegada da primavera, época de fartura devido às colheitas, com o renascimento da terra, que se tornaria fértil de novo. Os povos da Idade Média faziam homenagens à Ostera, deusa da estação.
Através do primeiro concílio de Niceia, no ano de 325 d.C, foi estabelecida uma data para a páscoa: o primeiro domingo após o aparecimento da lua cheia, na estação da primavera do hemisfério norte (no hemisfério sul é outono).
É curiosa a forma como esse período de transição, que significa passagem, aparece escrito em várias línguas, sendo no hebreu “peschad”, no latim “pache”, em grego “paskha”, no alemão “ostem” e em inglês “easter”.
Saber calcular a data da páscoa foi fundamental para a criação do calendário cristão. Para isso é preciso dividir o ano escolhido por 19, depois somar 1 ao resto dessa divisão. O número encontrado deve ser consultado na tabela abaixo. 
É fato certo: a páscoa sempre acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.

XData
114 de Abril ou Domingo seguinte
203 de Abril ou Domingo seguinte
3   23 de Março ou Domingo seguinte
411 de Abril ou Domingo seguinte
5   31 de Março ou Domingo seguinte
618 de Abril ou Domingo seguinte
78 de Abril ou Domingo seguinte
8  28 de Março ou Domingo seguinte
916 de Abril ou Domingo seguinte
10 5 de Abril ou Domingo seguinte
11  25 de Março ou Domingo seguinte
1213 de Abril ou Domingo seguinte
13 2 de Abril ou Domingo seguinte
14  22 de Março ou Domingo seguinte
1510 de Abril ou Domingo seguinte
16   30 de Março ou Domingo seguinte
1717 de Abril ou Domingo seguinte
187 de Abril ou Domingo seguinte
19 27 de Março ou Domingo seguinte

fonte: Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

A HISTÓRIA DA PÁSCOA


Desde o mundo antigo, a páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.
Estudos mais recentes apontam que essa associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do ideário cristão. 
O estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave fundamental de seu pensamento ausente na maioria das religiões que coexistiram na Antiguidade.
Mesmo sendo alvo de tantas explicações e contendas, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos, onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, traz aos cristãos a renovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.
fonte: Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola 


OS OVOS DA PÁSCOA


O ovo tornou-se símbolo da vida em razão da sua capacidade vitalícia. De dentro de uma casquinha tão frágil sai um ser vivo. Através da ciência, foi comprovado que é uma célula e, portanto, origina vida.
Ao longo dos anos, o ovo passou a ser reconhecido como o princípio da vida, um elemento cristão que representa a ressurreição de Jesus Cristo.
O rei da Inglaterra, Eduardo I, passou então a presentear a realeza com ovos banhados a ouro e decorados com pedras preciosas.
Curiosamente, as pessoas foram mudando os ovos, dando a eles características mais bonitas e ricas, além de recheios saborosos, para presentear os entes queridos.
Somente no século XVII surgiram ovos mais interessantes, como os recheados de chocolate e bombons.
A primeira fábrica de chocolates surgiu em 1819, criada por François Louis Cailler. Mas somente no século XX, em 1960, que surgiram os primeiros ovos industrializados, feitos de plástico, também recheados de bombons e chocolates.
Com o passar dos anos, com a criação do comércio e a obtenção de lucro, foi que o produto ganhou aperfeiçoamento e qualidade, tornando-se mais saboroso e com recheios mais variados.
Hoje em dia podemos encontrar uma grande diversidade de ovos, a fim de agradar os mais diversos gostos. Existem ovos para crianças, recheados com brinquedinhos; ovos para casais, recheados com bombons de morango e em formato de coração; ovos personalizados, recheados com presentes especiais; dentre outros.
O importante é não esquecer que o ovo é símbolo da ressurreição de Cristo, que representa a vida e por isso faz parte da festa da páscoa.
Fonte: Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola







                                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário