sexta-feira, 7 de setembro de 2012

COMEMORAÇÃO DO FOLCLORE!

Nossas crianças aprenderam muito sobre as tradições, costumes e lendas do nosso folclore brasileiro.
Aprenderam que o folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

 
                                     Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço, como castigo.
Aprenderam também que o folclore são as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.

Confiram as atividades desenvolvidas, trabalhos, murais e culminância.

As professoras das turmas 1301 e 1302 seguindo o caderno pedagógico, estudaram as parlendas e assistiram ao vídeo da série Juro que vi da Multirio e confeccionaram esses lindos trabalhos 




A turma 1304 conheceu a história dos personagens do folclore e o profº da turma Paulo, desenhou alguns personagens e os alunos adoraram pintar para enfeitar o pátio da escola.

A profª das turmas 1202 e 1203 na semana do folclore trabalho a leitura do folclore brasileiro. 
A professora da turma 1201 fez a leitura indicada no caderno pedagógico do livro DEZ SACIZINHOS e depois confeccionaram um mural com o tema do livro.
A professora Karen da Educação Infantil contou a história do Boi Bumbá e os alunos confeccionaram o seu Boi. Fizeram ainda um mural sobre a cantiga de ninar sobre o Bicho papão.


Os alunos da turma 1101 conheceram a história do Boto cor de rosa e confeccionaram o seu boto em dobradura.

A professora da sala de leitura contou historias dos personagens do folclore para os alunos da Educação Infantil e confeccionou quebra cabeça do saci pererê. Disponibilizou um cardápio variado sobre o folclore para os alunos do 1º,2º e 3º anos.


A professora Flavia Pagano da Educação Infantil, contou a história do Saci e os alunos fizeram o desenho de seus sacis

A professora Sônia da Educação Infantil contou a lenda da Mãozinha Preta e os alunos confeccionaram o seu mural.
Fizeram ainda um mural do Boto Cor de rosa com recorte e colagem e aprenderam a cantiga do Caranguejo.


A professora Beth da Educação Infantil contou a história de alguns personagens do folclore e os alunos pintaram os personagens para o mural.

A professora Marcela da Educação Infantil contou a história do Bumba Meu Boi e cada alunos confeccionou o seu para o mural.

A professora das turmas 1202 e 1203 estudou com seus alunos algumas cantigas de roda e brincadeiras folclóricas. Confeccionaram pipas, io-iô, cata-vento, pião, peteca, barco de papel e estilingue. 

Um trecho da apresentação dos alunos da turma 1202 e 1203, com as brincadeiras e cantigas de roda.

Vejam como foram lindas as apresentações dos alunos:

Turmas da Educação Infantil da manhã



Turmas de Educação Infantil do turno da tarde

TURMAS DO 1º, 2º E 3º ANOS








UM SHOW DE CAPOEIRA DO GRUPO DO PAI DE UM ALUNO



NOSSOS ALUNOS APRENDERAM E SE DIVERTIRAM MUITO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário